quarta-feira, 30 de maio de 2007

Carta número um: a João.

(segue a 1a carta, que convido a responderem, e iniciarmos então a sessão de cartas que propusemos no Lançamento da Cauin semana passada.)


[de uma história de morte e vida]

João, sou um perdido. Vou chamar todos os amigos e jogar xadrez, tomar todas de uma vez, ouvir música sozinho. Abandonar um não-caminho e não dizer uma palavra, palavra sequer, nem a você nem a ela.
Poderia te bater e dizer maldito, traidor, vingar-me e chamá-la à porta, que hipócrita, a mim és morta, tanto mais quanto um ex-amor. Poderia tanto porque nada posso, perdi-me em dois nomes vazios, mas vou achar-me, achar-me e lavar as mãos sujas de tinta; vocês são cinza, cinza de vazio torpe.
Sabe essa sombra, João? É a tua. Tinha um amigo, abrigo de sempre, filmes domingo, trabalho em conjunto, uma equipe, que bobagem, sempre sonhei. De mim esperasse o máximo e não te frustraria, agora que tens, homem? Terá de mim silêncio, não mais um riso ou sequer ódio; e faça o favor de não tocar-me, terei de lavar-me e esforçar-me por não lançar-lhe à cara algo. Não, nunca a minha mão; suja de tinta, João, nunca de ti.
Quanto a ela, que viva ou que morra. Só me arrependo dos poemas. Sagrados poemas que foram dela, antes tivesse dado a vida. Nossos corpos, nossos rostos, uma boca sôfrega, noites eternas, dias de espera, uns anos e anos. Ela era apenas uma mulher. Por mais que amasse, uma mulher. O amigo era outro, era você. Era. Era mesmo? Desejo que vinguem. Vinguem muito e um no outro. Provem-se, explorem-se, deplorem-se, ao diabo.
Se estou bêbado? Estou bem sóbrio. De uma raiva que inebria. Quero o céu de um outro dia, dois corpos frios e inertes, não quero sangue, quero frio. Mas, juro, as mãos são dignas, e só sujas de tinta.


Ainda atreve um olhar a mim? Não viro, e, se te firo, que bom, que mau. Sejam felizes. E frios.
Não digo mais que isso, bem assim: se divirtam.



[Marília Passos]

3 comentários:

Anônimo disse...

Gostei muito desse post e seu blog é muito interessante, vou passar por aqui sempre =) Depois dá uma passada lá no meu site, que é sobre o CresceNet, espero que goste. O endereço dele é http://www.provedorcrescenet.com . Um abraço.

Anônimo disse...

ESTAMOS COM UMA EDITORA NOVA NO MERCADO CHAMADA ESTALO E NOSSO OBJETIVO É IR DE CONTRA-MÃO AO PESSOAL QUE SOFRE EM COLOCAR SEUS LIVROS NAS LIVRARIAS, COM ISSO ESTAMOS APOSTANDO NOS LIVROS ELETRONICOS COM DISPOSITIVOS DE VENDA E ASSIM PODENDO GERAR O REPASSE DE DIREITO AUTORAL, MAS ACIMA DE TUDO DAR A POSSIBILIDADE DA PESSOA INTERESSADA TER O SEU LIVRO IMPRESSO, SÓ QUE DE MANEIRA ESCONOMICA, QUE APILIDAMOS DE LIVRO POPULAR, ONDE O LIVRO SERÁ IMPRESSO E DEPOIS ENCARDENADO COM ESPIRAL.

CASO ESTEJA INTERESSADA, MANDE SEU MATERIAL PARA CONHECERMOS, NO ENDEREÇO:

EDITORA ESTALO
RUA MANOEL DUTRA 577 CJ 22
BELA VISTA 03129-010
SAO PAULO-SP

ESTAREI A SUA DISPOSIÇÃO.

GRATA

MIRANI FERNANDES
11 3869-9539
11 3106-7903
editoraestalo@gmail.com

POETA CIGANO disse...

Marília,

Achei super-interessante seu trabalho! Você escreve com liberdade e não se prende a dogmas!
Seu texto é claro e nos prende! Parabéns!
Carlos Rímolo-Macaé-RJ-30/04/2008.

Visite meu Blog e veja meus trabalhos:
www.carlosrimolo.blogspot.com